SEBRAE explica, dentro da legalidade, o que é necessário para abrir a sua empresa de guincho. Confira!

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Em meio ao crescimento contínuo do setor, o guia do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ajuda os empresários novatos no setor. Através de um documento detalhado, é apresentado pontos importantes como os investimentos iniciais necessários (R$ 250 mil) até exigências da ANTT e do Detran. Com dicas de diferenciação, parcerias estratégicas e acesso a linhas de crédito, o documento é um mapa para empreendedores que querem conquistar espaço no mercado.

MERCADO EM EXPANSÃO
Com uma frota de mais de 47 milhões de veículos circulando no Brasil, segundo o Sindipeças (2019), o serviço de Guincho se consolida como um setor estratégico. Em São Paulo, onde o trânsito intenso e imprevistos mecânicos são frequentes, a demanda por atendimento 24 horas cresce junto com a necessidade de conveniência.

O documento elaborado pelo SEBRAE destaca que parcerias com seguradoras e locadoras são a chave para captar clientes, além de ressaltar a importância de mapear concorrentes e oferecer diferenciais, como suporte personalizado e agilidade.
LEGALIDADE E ESTRUTURA
Abrir uma empresa de Guincho exige o cumprimento de exigências rigorosas, desde registros na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Denatran até adequação às normas de segurança contra incêndio. O guia orienta sobre o enquadramento jurídico ideal (Simples Nacional, MEI ou Lucro Presumido) e destaca a necessidade de investir em equipamentos como pranchas baixas (R$ 100 mil) e guindastes (R$ 2 mil).
INVESTIMENTO INICIAL
O capital necessário para iniciar o negócio, pensado em 2023, gira em torno de R$ 250 mil, incluindo equipamentos, mobiliário e capital de giro. O SEBRAE alerta: 20% desse valor deve ser reservado para cobrir despesas operacionais nos primeiros meses. Uma dica valiosa é considerar o aluguel de equipamentos para reduzir custos iniciais, embora isso aumente despesas mensais. Para quem busca financiamento, linhas de crédito do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) são alternativas viáveis.
DIFERENCIAÇÃO
Em um mercado competitivo, agregar valor é essencial. O relatório sugere serviços complementares, como assessoria para despachante e atendimento humanizado em situações de emergência. A gestão eficiente, com softwares de automação (para controle de chamados e finanças) e treinamento contínuo da equipe, também é fundamental. Motoristas precisam dominar noções básicas de mecânica e comunicação clara, enquanto o atendimento telefônico/WhatsApp deve ser impecável –
principal canal de contato com clientes.