Estudo do Instituto Paulista do Transporte de Cargas aponta falta de motoristas e dificuldade na renovação dos profissionais
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O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) divulgou um estudo sobre a escassez de motoristas de caminhão no Brasil, destacando as transformações no perfil desses profissionais ao longo dos anos. A pesquisa revela um envelhecimento significativo da mão de obra e ressalta a necessidade urgente de ações para garantir a sustentabilidade do setor.
A economista Raquel Serini, do IPTC, enfatiza a relevância do estudo como ferramenta de monitoramento do mercado de trabalho no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), impactando diretamente decisões sobre contratação, retenção e políticas internas. A pesquisa destaca três pontos principais: o envelhecimento da mão de obra, mudanças no perfil dos motoristas habilitados, e o desafio de atrair a nova geração para a profissão.
Nos últimos anos, a idade média dos motoristas contratados subiu de 37 para mais de 40 anos, com uma diminuição no número de jovens habilitados e um aumento significativo na faixa etária de 51 a 60 anos. A economista ainda sugere que essa mudança reflete fatores como o envelhecimento da população brasileira em geral, alterações nas qualificações exigidas e barreiras que impedem a entrada dos jovens no mercado de trabalho.