LUZES DE RODAGEM DIURNA | Veja as mudanças na lei das diretrizes para uso dos faróis durante o dia
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Os motoristas brasileiros são obrigados a usarem faróis baixos em rodovias desde julho de 2016, conforme a Lei nº 13.290, visando maior segurança no trânsito. A violação da lei resultava em multa e perda de pontos na carteira. Com a Lei nº 14.071/2020, em vigor desde abril de 2021, as regras mudaram, exigindo faróis baixos apenas em rodovias de pista simples, aquelas sem separação física entre os sentidos.
Sendo assim, as rodovias maiores, como Dutra, Castello Branco, Imigrantes, Ayrton Senna, Bandeirantes e Anhanguera, que têm mais de uma faixa de tráfego em cada direção e separação física, NÃO EXIGEM o uso de faróis durante o dia. De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), 85% das estradas brasileiras são de pista simples, reforçando a importância do uso dos faróis nesses locais.
➡️ LUZES DE RODAGEM DIURNA
Um ponto interessante na nova legislação é a menção às luzes de rodagem diurna (DRL). Esses sistemas de iluminação, geralmente luzes de LED, acendem automaticamente quando o carro é ligado e são projetados para aumentar a visibilidade do veículo durante o dia. Desde 2021, tornou-se obrigatório que todos os novos modelos de carros saíssem de fábrica com essas luzes. Em 2023, essa obrigatoriedade foi estendida a todos os veículos fabricados no País.
➡️SEGURANÇA
O uso de faróis baixos melhora a visibilidade em até 500%, sendo crucial para a segurança, especialmente em estradas sem DRL. Assim, embora a legislação tenha se tornado mais flexível, a segurança continua a ser uma prioridade. O diretor técnico da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) Henry Joseph Junior destaca: “as luzes diurnas em LED representam um consumo muito inferior ao gasto pelos faróis acesos”, o que também favorece a economia de energia dos veículos.